Followers

terça-feira, 16 de junho de 2015

Tagged Under: , ,

idade média que as meninas do brasil começam a fazer sexo

Share



idade média que as meninas do brasil começam a fazer sexo
idade média que as meninas do brasil começam a fazer sexo
A vida sexual das meninas no brasil tem começado cada vez mais cedo. Atualmente, em média 30% das adolescentes com 15 anos de idade, independente da classe social, já tiveram a primeira relação sexual. A informação é da professora do departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marta Rehme.

Segundo a Professora,Em média, as meninas têm iniciado a vida sexual aos 15 anos de idade. Porém, já recebeu em seu consultório garotas de 12 e 13 anos que já haviam transado e, muitas vezes, estavam sofrendo as conseqüências do início precoce e da falta de maturidade, afirma ela.

Segundo a professora, muitas meninas começam a se relacionar sexualmente por influência do grupo de amigos e não porque sentem vontade. Por um lado, elas têm vergonha de dizer para as amigas que ainda são virgens. Por outro, sentem-se constrangidas de contar aos pais que não o são, mantendo relações em segredo e sem orientação médica.

A precocidade também é influenciada pela mídia. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e divulgada este mês, revela que jovens que assistem com freqüência a programas de TV com conteúdos eróticos são duas vezes mais suscetíveis a ter relacionamentos sexuais precoces do que aqueles que não assistem. "A pesquisa é americana, mas o mesmo vale para o Brasil", comenta a professora. "Muitas vezes, as adolescentes assistem a programas onde se faz sexo, mas não se fala em gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Elas escutam que sexo é uma coisa boa, mas quando fazem sentem dor ou não gostam e acham que há alguma coisa de errado com elas ou com os parceiros, que muitas vezes também são inexperientes."

Na opinião de Marta, as adolescentes têm acesso à informação, mas continuam achando que nada de mal vai acontecer com elas e não praticam sexo de forma segura. Os resultados podem ser tanto um bebê indesejado, quanto aids e outras doenças contraídas sexualmente. "Tudo isso pode gerar tanto conseqüências físicas quanto psicológicas à menina, que irão se refletir sobre a vida adulta."

Para evitar que as adolescentes sejam vítimas das conseqüências de relacionamentos sexuais precoces e imaturos, a melhor alternativa é a manutenção de um diálogo aberto com os pais. A professora explica que os pais não devem tentar esconder a realidade de suas filhas, mas sim se mostrar dispostos a esclarecer dúvidas e transmitir informações.

"Uma dica é deixar alguns livros educativos aleatoriamente espalhados pela casa, sem imposição de leitura. A visita à ginecologista também deve ser apresentada às jovens como uma alternativa", diz. "Quanto aos programas de TV, os pais devem analisar o conteúdo e decidir o que os filhos podem ou não assistir, sempre mantendo uma conversa franca."

0 comentários: